2 de out. de 2008

Acidente da TAM: parentes entram com ações nos EUA

Outubro 2, 2008 by Nilnews

Os parentes das vítimas do acidente com o Airbus da TAM em Congonhas estão solicitando a advogados americanos as informações sobre as ações que 80 familiares movem nos Estados Unidos contra a companhia aérea, o fabricante da aeronave e a Goodrich, empresa que fez o freio aerodinâmico que não foi acionado no dia da tragédia.

A idéia é adicionar as provas que estiverem sendo levantadas na América aos dois inquéritos criminais que investigam o fato no Brasil.

A coordenadora-executiva do Procon do Rio Grande do Sul, Adriana Fagundes Burger, disse que o órgão decidiu multar a TAM em quase R$ 1 milhão, pela demora em mais de 7 horas para divulgar a lista dos passageiros que estavam no Airbus que se acidentou em Congonhas, pela total falta de consideração da empresa aos familiares que esperavam por informações no Aeroporto Salgado Filho. Os parentes só souberam os nomes dos passageiros quando uma rádio divulgou os nomes dos passageiros. Cabe recurso à decisão do órgão.

- Não queremos holofotes ou passar por oportunistas, apenas fizemos nosso trabalho. Foi uma resposta do poder público - disse Adriana.

MB/Procon

Quem trocar de operadora nao leva créditos

Outubro 2, 2008 by Nilnews

Em 30 dias de início da portabilidade numérica, recurso que permite trocar de operadora fixa ou móvel sem alterar o número do telefone, 26.260 pedidos de usuários foram registrados na base de dados de referência da ABR Telecom, responsável por administrar o processo.

De todas as solicitações registradas, 11.072 usuários migraram de operadora neste período. De acordo com o cronograma estabelecido, no período de 03 de novembro a 1º de dezembro a portabilidade será implantada em 22 novas áreas de códigos DDD.

Os donos de celulares pré-pagos que quiserem trocar de operadora sem mudar de número, a chamada portabilidade, deverão utilizar os créditos antes de fazer a mudança. Isso porque a partir do momento que migrarem de operadora, perderão os créditos que não tiverem usado. A informação é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que regulamenta o setor.

As operadoras de telefonia móvel confirmam que seguirão a instrução. Os clientes no estado de São Paulo com DDDs 14 e 17 podem escolher uma nova operadora sem perder o número. Até março de 2009, os clientes de todo estado de São Paulo, inclusive a capital, poderão fazer o mesmo.

(AE/NF)

Anvisa de olho nos corantes e conservantes

Outubro 2, 2008 by Nilnews

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) vai lançar neste mês um programa nacional para controlar a quantidade de corantes, adoçantes e conservantes nos alimentos industrializados. O órgão elabora uma lista de produtos que serão fiscalizados e discute que Estados vão aderir à medida.

Os alimentos que excederem o limite de aditivos previsto serão retirados de circulação e as empresas poderão ser multadas em até R$ 1,5 milhão.

Monica Bergamo/Anvisa

Aids surgiu há 100 anos, diz estudo

Outubro 2, 2008 by Nilnews

Análise genética das amostras mais antigas do HIV, de 1959 e 1960, sugere que vírus começou a infectar humanos já em 1900

O vírus da Aids começou a se espalhar entre seres humanos há bem mais tempo do que se imaginava até agora: em torno de um século atrás ele deixou as florestas da África central e começou a circular nas cidades que os colonizadores europeus construíam na região.

A nova estimativa foi possível graças à descoberta de exemplares do vírus preservados em uma amostra de 1960 de tecido humano preservada em um hospital de Kinshasa, capital da República Democrática do Congo. É a segunda amostra mais antiga do vírus -a outra, datada de 1959 e da mesma cidade, foi descrita em 1995.

A comparação das seqüências do material genético das duas permitiu calcular que um ancestral comum dos dois vírus já existia em torno de 1900. O HIV evolui 1 milhão de vezes mais rápido que um animal, o que o torna um alvo difícil para a medicina. O estudo foi feito por uma equipe de 12 cientistas, liderados por Michael Worobey, da Universidade do Arizona em Tucson, EUA, e publicado na edição de hoje da revista científica britânica “Nature”.

O HIV-1 possui três linhagens básicas. Uma delas, conhecida como grupo M, é a causa de mais de 95% dos casos de Aids em todo o mundo, lembra Paul Sharp, da Universidade de Edimburgo, Reino Unido. Ele comenta a descoberta na mesma edição da revista. “Conhecer a seqüência original, ancestral, do HIV-1 do grupo M e como ele evoluiu poderá ajudar os cientistas a desenvolver drogas e vacinas. Se você souber quais partes do genoma original do HIV-1 grupo M foram conservadas ao longo do tempo, esses genes podem codificar proteínas que são críticas à sobrevivência do HIV e improváveis de mudar muito no futuro”, disse à Folha a epidemiologista Rosemary McKaig, do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos EUA, que co-patrocinou a nova pesquisa.

No caso africano não há provas de como se deu a transmissão em maior escala no ser humano, mas os autores do estudo sugerem que isso tenha acontecido graças à urbanização. O vírus tenderia a se espalhar com o adensamento da população e a intensificação de comportamentos de risco.

FSP/Nature

Tags: , , , Postado em Ciência, Saúde, Sem-categoria, Sexo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: