1 de ago. de 2008

MEC: novo conceito de cursos universitários

Agosto 1, 2008 by Nilnews

O Ministério da Educação divulgará, quarta-feira, o conceito preliminar de 3.238 cursos universitários das áreas de saúde, agrária e serviço social. Com escala de 1 a 5, o novo conceito vai orientar as inspeções do governo: as faculdades com notas 1 e 2 serão avaliadas in loco e deverão assinar termos de compromisso com o MEC. Se não tomarem providências para melhorar o ensino - o que inclui a redução de vagas nos vestibulares -, serão alvo de processos administrativos, com risco de suspensão de vestibular ou mesmo fechamento.

O MEC estima que 25% dos cursos receberão 1 e 2. Após a inspeção, receberão o conceito definitivo - só alterado no próximo Enad - e terão um mês para recorrer. O presidente do Inep, Reynaldo Fernandes, disse que será criado conceito para avaliar as instituições.

Para tentar reduzir o número de cursos de graduação avaliados in loco, o Ministério da Educação criou um novo conceito, que vai unir avaliações já realizadas pelo governo e identificar os que são considerados ruins. Pelo novo conceito, os cursos com notas 1 e 2 obrigatoriamente terão vistoria do MEC. Os que tiverem média de 3 a 5 podem dispensar a visita dos técnicos.

O Conceito Preliminar, como está sendo chamado, será dado a cada curso da mesma forma que as notas do Exame Nacional dos Estudantes (Enade) - de 1 a 5 - e permitirá que aqueles com as médias mais altas não precisem passar por fiscalização in loco, uma das medidas previstas no Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes).

Será obtido com os resultados do Enade e de avaliações de docentes e de infra-estrutura. A nota do Enade representará 40% do peso. O índice de desempenho (IDD), que mostra o quanto de conhecimento a instituição agrega ao aluno durante o curso, representará 30%. Os outros 30% virão de duas outras fontes: o censo dos docentes do ensino superior e o questionário socioeconômico preenchido pelos alunos quando fazem o Enade.

MEC

ITA abre inscrições para concorrido vestibular

Agosto 1, 2008 by Nilnews

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), em São José dos Campos (SP), abre nesta sexta-feira (1º) as inscrições para o vestibular 2009. Os interessados podem se inscrever pela internet ou por meio da ficha de requerimento de inscrição até o dia 15 de setembro. A taxa de inscrição é de R$ 90. Serão oferecidas 130 vagas.

Para se candidatar ao vestibular do ITA - que é uma instituição pública - o candidato precisa ser brasileiro(a) nato(a), solteiro(a) e não arrimo de família; ter no máximo 23 anos no dia 31 de dezembro de 2008 e estar cursando ou ter concluído o ensino médio.

Os documentos necessários para inscrição são:

  • Ficha requerimento de inscrição e, quando for o caso, termo de compromisso, devidamente preenchidos e assinados. A assinatura deverá ser igual à da carteira de identidade;
  • Cópia legível da carteira de identidade, recortada no formato original;
  • Se o candidato for do sexo masculino e tiver 18 anos ou mais, cópia do comprovante de situação regularizada com o serviço militar;
  • Uma foto 3×4 recente, colorida ou em preto e branco, colada na ficha;
  • Declaração escolar informando a série cursada pelo candidato ou cópia do certificado de conclusão do ensino médio;
  • Recibo de depósito bancário com autenticação mecânica. Os dados para o depósito são:

Fundação Casimiro Montenegro Filho Banco: Caixa Econômica Federal Agência: 1388 - Operação: 003 - Conta Corrente:155-2

As provas serão aplicadas entre os dias 9 e 12 de dezembro e serão divididas da seguinte maneira (respeitando o horário de Brasília).

A lista de aprovados será anunciada no dia 30 de dezembro. Os aprovados deverão se apresentar ao ITA no dia 25 de janeiro de 2009.

Etiquetas: , , , Postado em Concurso, Educaçao

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: