Nova técnica de diagnóstico da osteoporose
Julho 30, 2008 by NilnewsUm novo método de diagnóstico da osteoporose, mais simples e barato, foi descoberto por um dentista de Brasília. André Ferreira Leite, de 31 anos, conseguiu provar que a doença - que resulta da carência de cálcio nos ossos - deixa marcas claras nas radiografias da arcada dentária, exames de rotina em tratamentos odontológicos.
“A osteoporose é uma doença silenciosa e, normalmente, descoberta apenas após uma fratura. Mas, com o raio X, é possível detectar o afilamento da borda da mandíbula inferior e, se isso ocorrer, o paciente tem predisposição à osteoporose”, afirma o cirurgião dentista, radiologista do hospital da Universidade de Brasília (UnB).
Leite chegou à conclusão após analisar exames de 351 mulheres pós-menopausa, grupo de maior risco de desenvolver a doença. Isso porque, nessa fase da vida, o nível de estrógeno (hormônio feminino) diminui drasticamente e, com ele, cai o nível de estímulo para a renovação dos ossos. Os dados fazem parte da dissertação de mestrado de Leite na UnB, concluída recentemente.
Embora ressalte que o raio X não substitui a densitometria óssea (exame utilizado atualmente para detectar a doença), Leite destaca que a radiografia ajuda no diagnóstico precoce da osteoporose. “O raio X serve como um pré-exame. É um importante indicativo para saber se o paciente deve ou não fazer a densitometria”, afirma. Enquanto um raio X custa para o Sistema Único de Saúde (SUS) cerca de R$ 9, a densitometria não sai por menos de R$ 55.
Embora atinja mais as mulheres na pós-menopausa, a osteoporose também não deixa os homens imunes.
Dados da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, apontam que até 70% dos casos de osteoporose não são diagnosticados antes de o paciente ter a primeira fratura. Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), a doença atinge 10 milhões de brasileiros. A osteoporose não tem cura, o que reforça a necessidade da prevenção. A doença tem também um alto grau de mortalidade. Levantamento recente feito na China com 3.891 pacientes com fratura de bacia mostrou que, de cada 15 internados, 1 morreu. No ano subseqüente, foram 30 óbitos.
Agestado
Carros novos já vêm com chip em 2009
Julho 30, 2008 by NilnewsDepois de dois anos de muita discussão e sucessivos adiamentos, o governo federal chegou à versão final do projeto para implantar chips de identificação em todos os veículos do país. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) já está com o relatório fechado nas mãos e os detalhes da especificação técnica serão divulgados nos próximos dias. A previsão inicial do governo era de instalar os chips em toda a frota nacional até dezembro de 2009.
Para apoiar a implantação das etiquetas inteligentes (tags), o Denatran criou apostilas explicativas. Parte desse material será enviada aos Detrans do país.
Caberá a cada Departamento Estadual de Trânsito escolher que tipo de etiqueta vai usar, conforme seus objetivos.
Os custos de implantação das placas eletrônicas deverão ser bancados pelos próprios Detrans. A expectativa é que os órgãos utilizem o caixa das multas para financiar as implantações, que deverão ocorrer no ato de licenciamento de cada veículo.
Os governos estaduais são a parte mais interessada em ver em funcionamento o Sistema Nacional de Identificação Automática de Veículos (Siniav). Por trás do projeto está a possibilidade de aprimorar a gestão do trânsito, monitorar carros que tenham sido roubados e, finalmente, ampliar o controle fiscal de veículos em situação irregular, com atraso de multas, IPVA e seguro obrigatório.
O projeto do Siniav é resultado de estudos iniciados em abril de 2006 pelo Centro de Pesquisas Avançadas Wernher von Braun, de Campinas (SP), para sugerir a que seria mais segura e apropriada para a instalação nos cerca de 51 milhões de veículos automotores do país.
Valor
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário: