Mano Menezes é o novo técnico

Depois de a CBF não ter conseguido fechar com Muricy Ramalho, a seleção brasileira já tem novo treinador. Em entrevista coletiva na manhã deste sábado, o técnico Mano Menezes anunciou que aceitou o convite feito pelo presidente da entidade, Ricardo Teixeira, para comandar o time nacional.
O técnico deixa o comando do Corinthians, onde trabalha desde o inicio de 2008, e terá de fazer sua primeira convocação já nessa segunda-feira, em uma lista que deve contar com a maioria dos jogadores atuando no Brasil. Eles serão chamados para o amistoso contra os Estados Unidos no dia 10 de agosto, em Nova Jersey.
“Tive uma conversa com o Ricardo Teixeira e ele me expôs o que a CBF planeja, quais são os projetos para a seleção. Fiz questionamentos importantes para que pudesse encaminhar uma opinião oficial. Eu aceito o convite que ele me fez, e a partir de agora vou começar a resolver o encaminhamento de todas as outras que envolvem isso. Para todo o Brasil eu digo que aceito o convite”, disse Mano Menezes.
O técnico assume a seleção brasileira para comandar o novo ciclo que culminará com a Copa do Mundo de 2014, no Brasil. Uma de suas maiores missões será fazer uma ampla renovação no time, principalmente com jovens jogadores. O próprio presidente da CBF já havia dito, logo após o fracasso no Mundial sul-africano, que esse seria o maior objetivo do novo comandante.
A escolha de Mano Menezes como técnico da seleção brasileira confirma o perfil anunciado pela entidade dois dias depois da derrota do Brasil para a Holanda pelas oitavas de final da Copa de 2010. Como noticiou o UOL Esporte na ocasião, o novo técnico não seria outro “gênio da lâmpada”, como passou a ser classificada a opção feita por Dunga quatro anos antes, e sim um nome consagrado.
O histórico de Mano Menezes
Luis Antônio Venker de Menezes nasceu em 11 de junho de 1962 e não teve sucesso como jogador de futebol, atuando apenas em times amadores do Rio de Grande do Sul. Começou sua carreira como técnico em 1997, pelo Guarani de Venâncio Aires, e conquistou seu primeiro título em 2002, quando foi campeão gaúcho pelo Brasil de Pelotas.
Após comandar outros times pequenos, Mano Menezes assumiu o Grêmio em 2005 em sua primeira grande equipe, depois de boa passagem pelo Caxias. Logo em seu ano de estreia pelo time de Porto Alegre, conduziu a equipe de volta à Primeira Divisão do futebol nacional conquistando a Série B do Campeonato Brasileiro.
No ano seguinte, ficou com o vice-campeonato da Copa Libertadores depois de perder a final para o Boca Juniors da Argentina. Pelo Grêmio, ainda conquistou os Campeonatos Gaúchos de 2006 e 2007 antes de ir para o Corinthians e reencontrar a Segunda Divisão.
Comandando a equipe do Parque São Jorge, mais uma vez conquistou a Série B do Brasileirão de forma invicta, agora em 2008. Já em 2009, levou o Corinthians aos títulos do Paulista e da Copa da Brasil. A maior decepção no time paulista veio em 2010, com a eliminação nas oitavas de final da Libertadores para o Flamengo no ano do centenário.
A história do Teatro Municipal em Livro

Foto: Tássia Thum/G1
O livro “Theatro Municipal do Rio de Janeiro: história e memória“, que reúne a programação artística desde 1909 até hoje, será lançado em outubro.
Quatro especialistas – Barbara Heliodora (teatro), Clovis Marques (música), Bruno Furlanetto (ópera) e Beatriz Cerbino (dança) – foram escalados para selecionar os destaques de cada época. O livro aborda também o contexto da construção da casa de espetáculos e retrata a vida mundana da sociedade carioca da época.
A atividade teatral era, na segunda metade do século XIX, muito intensa no Rio de Janeiro. Mas a então capital do Brasil não tinha um teatro que correspondesse plenamente a essa atividade e estivesse à altura da principal cidade do país. Seus dois maiores, o São Pedro e o Lírico, eram criticados pelas suas instalações, seja pelo público, seja pelas companhias que neles atuavam.
![]()
Em 1894, o autor teatral Arthur Azevedo lançou uma campanha para que um teatro fosse construído para ser sede de uma companhia municipal, a ser criada nos moldes da Comédie Française. Mas a campanha resultou apenas em uma Lei Municipal, que determinou a construção do Theatro Municipal. A lei, no entanto, não foi cumprida, apesar da existência de uma taxa para financiar a obra. A arrecadação desse novo imposto nunca foi utilizada para a construção do Theatro.
Somente em 1903, o prefeito Pereira Passos, nomeado pelo presidente Rodrigues Alves, retomou a idéia e, a 15 de outubro de 1903, lançou um edital com um concurso para a apresentação de projetos para a construção do Theatro Municipal.
Encerrado o prazo do concurso, em março de 1904, foram recebidos sete projetos. Os dois primeiros colocados ficaram empatados: o “Áquila”, pseudônimo do engenheiro Francisco de Oliveira Passos, e o “Isadora”, pseudônimo do arquiteto francês Albert Guilbert, vice-presidente da Associação dos Arquitetos Franceses.
O resultado deste concurso foi motivo para uma longa polêmica na Câmara Municipal, acompanhada pelos principais jornais da época, em torno da verdadeira autoria do projeto “Áquila” - que se dizia feito pela seção de arquitetura da Prefeitura – e do suposto favoritismo de Oliveira Passos, pelo fato de ser filho do prefeito, entre outros argumentos.
Como decisão final resolveu-se pela fusão dos dois projetos pois, na verdade, os dois projetos ganhadores correspondiam a uma mesma tipologia.
Feitas as alterações no projeto, a 2 de janeiro de 1905, o prédio começou a ser erguido, com a colocação da primeira das 1.180 estacas de madeira de lei sobre as quais se assenta o edifício. Para decorar o edifício foram chamados os mais importantes pintores e escultores da época, como Eliseu Visconti, Rodolfo Amoedo e os irmãos Bernardelli. Também foram recrutados artesãos europeus para fazer vitrais e mosaicos.
Finalmente, quatro anos e meio mais tarde – um tempo recorde para a obra, que teve o revezamento de 280 operários em dois turnos de trabalho – no dia 14 de julho de 1909 foi inaugurado pelo presidente Nilo Peçanha o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que tinha capacidade para 1.739 espectadores. Serzedelo Correa era o prefeito da cidade.
Em 1934, com a constatação de que o teatro estava pequeno para o tamanho da população da cidade, que tinha crescido muito, a capacidade da sala foi aumentada para 2.205 lugares. A obra, apesar de sua complexidade, foi realizada em três meses, tempo recorde para a época. Posteriormente, com algumas modificações, chegou-se ao número atual de 2.361 lugares.
Em 1975, a 19 de outubro, o Theatro foi fechado para obras de restauração e modernização de suas instalações e reaberto em 15 de março de 1978. No mesmo ano foi criada a Central Técnica de Produção, responsável por toda a execução dos espetáculos da casa.
Em 1996, iniciou-se a construção do edifício Anexo. O objetivo foi desafogar o teatro dos ensaios para os espetáculos, que, com a atividade intensa da programação durante todo o ano, ficou pequeno para eles e, também, para abrigar condignamente os corpos artísticos.
Com a inauguração do prédio, o Coro, a Orquestra e o Ballet ganharam novas salas de ensaio e bastante espaço para suas práticas artísticas.
Em 2008, com o patrocínio dos Grandes Patronos: Petrobrás, BNDES, Eletrobrás e Rede Globo de Televisão; Patronos Ouro Embratel e Vale; e dos Co-Patrocinadores Bradesco Seguro e Previdência e MetrôRio tornou-se possível iniciar a obra de restauração e modernização para o centenário do Theatro, contemplando o monumento com a restauração do telhado, da arquitetura externa e interna e da modernização das instalações prediais.
Depois de uma longa espera, o teatro reabriu oficialmente no dia 27 de maio novinho em 219 mil folhas de ouro e 57 toneladas de cobre, além de 1.500 novas luminárias e com mais de cinco mil lâmpadas.
Record demite 10 camareiras e põe fiéis da Igreja Universal

Dez camareiras foram demitidas do Recnov nos últimos dias. Comenta-se que emissora costuma promover outros funcionários de setores mais humildes, todos fiéis da Igreja Universal. Até aí, nada demais. O problema é que a Record tem feito isso frequentemente como forma de pagar salários bem mais baixos aos recém-promovidos. A assessoria de imprensa nega a informação.
Retratos da Vida
Larissa Riquelme mostra a pinta lá

Com uma pinta esquerda à la Angélica, Larissa Riquelme, a modelo paraguaia que virou musa da Copa do Mundo, mostra todos os seus atributos no “Paparazzo”. A moça posou durante toda sexta-feira numa mansão no Rio.
A princípio tímida, Larissa acabou revelando que vale tudo entre quatro paredes. “Sou romântica, mas entre quatro paredes viro uma tigresa. Na hora do sexo, vale tudo”, disse a paraguaia. O ensaio de Larissa entra no ar neste sábado.


Pesquisa: Dilma salta 8 pontos na frente de Serra
Dilma Rousseff disparou na liderança da corrida presidencial, segundo a mais recente pesquisa Vox Populi/Band/iG divulgada nesta sexta. Tanto no primeiro quanto no segundo turno, Dilma abriu 8 pontos de vantagem em relação a Serra, como mostra o levantamento. A margem de erro é de 1,8 pontos. Esta é a primeira pesquisa divulgada após a oficialização das candidaturas à Presidência.
No primeiro turno, na pesquisa estimulada, Dilma aparece com 41% das intenções de voto, seguida por Serra com 33% e Marina Silva (PV) com 8%. Os demais candidatos somaram 1%. Os votos brancos e nulos chegaram a 4%, e 13% dos entrevistados se declararam indecisos. Na pesquisa espontânea, a petista tem 28%, Serra 21% e Marina 4%.
Já na simulação do segundo turno, Dilma também aparece com 8% de vantagem. Segundo o Vox Populi, Dilma venceria Serra em um possível segundo turno por 46% a 38%.
A pesquisa foi feita entre os dias 17 e 20 de julho, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 19.920/10. Foram feitas 3.000 entrevistas em 219 cidades de todas as regiões do país.
Band/ Tatiane Conceição
Mais soldados americanos com problemas mentais

O número de soldados norte americanos forçados a abandonar o exército por desordens psiquiátricas aumentou 64 por cento desde 2005, destacou hoje o jornal USA Today.
Segundo estatísticas do Exército citadas pelo jornal, a conta significa uma proporção de um em cada nove militares ativos com esses problemas durante os últimos cinco anos.
Em 2009 1.224 soldados do Pentágono foram descadastrados por incapacidade mental, fato que representou uma alça de 745 casos em comparação com 2005.
Médicos a serviço do Departamento de Defesa explicaram que a maioria dos doentes com instabilidade emocional são ex combatentes das guerras do Iraque e do Afeganistão.
Um informe oficial emitido em maio último confirmou que, em 2009, pela primeira vez em 15 anos, as desordens psiquiátricos causaram mais hospitalizações de recrutas que qualquer outra condição médica.
Junho último foi o pior mês para o Exército dos Estados Unidos quanto a cifras de suicídios entre soldados ativos, reservistas e tropas da Guarda Nacional, confirmou o relatório castrense.
Nesse período registraram-se 21 mortes por esta causa entre os soldados em serviço e 11 entre o resto dos elementos militares mencionados, para um total de 32 suicídios neste ramo das forças armadas.
No início do mês passado oficiais do Pentágono se parabenizaram depois de vislumbrar o que parecia uma suposta redução deste flagelo em comparação com cifras de 2009, ano em que se contabilizaram 162 falecimentos.
O vice-chefe de pessoal do Exército, general Peter Chiarelli, explicou que ao redor de 70 por cento dos suicídios correspondem a alistados que ainda não tinham cumprido missões em plena situação de combate.
A cada ano mais de oito milhões de civis estadunidenses consideram seriamente a possibilidade de suicidar-se, revelou um estudo da Administração Federal de Saúde Mental.
Ana Paula Arósio: fotos do casamento

Estão aí fotos para comprovar que Ana Paula Arósio casou mesmo. A atriz se uniu ao arquiteto Henrique Pinheiro numa secreta cerimônia em seu sítio na pequena Santa Rita de Passa Quatro, a 253 quilômetros de São Paulo, na sexta-feira, dia 16.
A “IstoÉ Gente” flagrou o momentos do casamento, em que Ana Paula e o noivo chegaram ao altar montados em cavalos e foram embora numa romântica carruagem.
Para manter a discrição, apenas 60 pessoas foram convidadas e a maioria foi informada na semana da festa. Todos, claro, foram orientados a não falar sobre o assunto. Além disso, nenhum funcionário que trabalhou na organização do casamento pôde entrar no sítio com celulares.

De cada 5 eleitores, 1 não foi à escola ou é analfabeto
A cada cinco pessoas aptas a votar neste ano, uma é analfabeta ou nunca frequentou uma escola. São, ao todo, 27 milhões de eleitores nessa situação no cadastro do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Desses, 8 milhões são analfabetos e 19 milhões declararam saber ler e escrever, mas nunca estiveram numa sala de aula. No total, há 135,8 milhões de eleitores no país em 2010.
A pior situação é no Nordeste: enquadram-se em um desses grupos 35% dos eleitores. No Sudeste, são 12%. Os dados de escolaridade do TSE são uma estimativa, já que são fornecidos pelos eleitores no momento em que eles vão tirar o título e só atualizados caso ocorra uma revisão do cadastro.
O percentual de eleitores que nunca frequentaram a escola caiu de 23,5% na última eleição presidencial, em 2006, para 20,5% neste ano. O voto das pessoas com menos instrução e menos informação tende a ter menos ideologia e mais personalismo, diz o cientista político Fábio Wanderley Reis, professor emérito da Universidade Federal de Minas Gerais.
Por isso, diz, Dilma Rousseff (PT) é quem tem mais condições de angariar votos desse grupo, uma vez que se beneficia da associação com a imagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Reis ressalva, por outro lado, que também têm grande influência os programas sociais e o aumento da renda dos mais pobres.
Por ora, o quadro ainda é homogêneo entre os candidatos. Na última pesquisa Datafolha, há três semanas, a petista tinha 20% das intenções de voto entre os eleitores com escolaridade até o ensino fundamental, contra 16% de José Serra (PSDB). O tucano, por sua vez, tinha três pontos de vantagem entre aqueles com nível superior. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
CANDIDATOS
Nas eleições deste ano, o analfabetismo não é exclusividade dos eleitores. Saber ler e escrever é uma exigência da Justiça para disputar a eleição, mas, ainda assim, cinco candidatos declararam ao TSE serem analfabetos. Até 2004, os que se diziam analfabetos faziam uma prova para ter o grau de instrução avaliado. A partir de 2006, eles são chamados a fazer, no tribunal, declaração de próprio punho, afirmando que sabem ler e escrever.
Bon Jovi no Brasil: venda de ingressos
A produtora responsável pela vinda da banda norte-americana Bon Jovi ao Brasil divulgou na quinta-feira (22) os valores dos ingressos da apresentação.
O show do grupo liderado pelo vocalista Jon Bon Jovi custarão entre R$ 160 e R$600. O valor mínimo se refere à arquibancada, enquanto os maiores valores são referentes à chama da ‘pista premium’, local mais próximo do palco.
A banda de John Bon Jovi, que já vendeu mais de 120 milhões de discos, está entre as que mais faz shows ao vivo em estádios, segundo ranking da Billboard e alcançou o topo das paradas recentemente no lançamento de seu álbum “The Circle”.
Os clientes Credicard, Citibank e Diners podem adquirir seus ingressos a partir de segunda, 26. A partir da meia-noite as vendas serão feitas pela internet, no site www.ticketsforfun.com.br. Às 9h começam as vendas pelo telefone 4003-0696 (válido para todo o País), às 10h, nos pontos de venda espalhados pelo País e ao meio-dia, na bilheteria oficial, no estacionamento do Credicard Hall (Av. das Nações Unidas, 17.981 – Santo Amaro).
Dia 2 de agosto começa a venda no mesmo esquema para o público em geral.
A apresentação do Bon Jovi no Brasil será no dia 6 de outubro, no Estádio do Morumbi. Na segunda-feira (26) devem ser abertas as vendas para clientes de operadoras de cartão de crédito. A venda ‘normal’ deve ocorrer a partir do dia 2 de agosto.
O grupo norte-americano vem ao Brasil para divulgar o mais recente álbum, ‘The Circle’. A turnê ‘The Cicle Tour’ já passou por mais de 50 países, e a veterana banda já vendeu mais de 120 milhões de cópias em todo o mundo.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário: