Bacia de Santos: Petrobras e Repsol YPF encontram mais petróleo
A Petrobras e a Repsol YPF, maior empresa de petróleo da Espanha, encontraram evidências de óleo em um poço da Bacia de Santos, disse a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).
A descoberta foi feita no campo 4REPF8SPS do bloco S-M-673 a uma profundidade de 156,5 metros, disse a ANP em seu website.
A Repsol é a operadora do projeto com 40% de participação e a Petrobras detém 35%.
Vale e Woodside Petroleum detém cada uma 12,5%. As empresas ainda não determinaram se a descoberta poderá ser desenvolvida comercialmente.
Brasileconomico
Fifa terá decreto para se proteger da pirataria na Copa 2014
O decreto presidencial que criará um comitê para atuar em defesa da propriedade intelectual e dos direitos comerciais da Federação Internacional de Futebol (FIFA) em relação à Copa de 2014 está pronto e será assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos próximos dias.
O texto, em fase final de análise na Casa Civil, servirá para o Brasil cumprir o compromisso assumido com a federação de criar mecanismos contra a pirataria e contra o “marketing de emboscada”, que é a associação irregular às marcas da Copa.
Na última quinta-feira (8), o presidente Lula apresentou a logomarca da Copa 2014. Pelas regras atuais, o logotipo ou qualquer expressão registrada pela Fifa não podem ser usados por empresas que não sejam patrocinadoras ou parceiras da federação. Isso significa que não é possível para uma loja, por exemplo, nem mesmo usar o termo “Promoção da Copa do Mundo”.
A Fifa já adotou providências para garantir seus direitos, informou o advogado Pedro Bhering, que representa a Fifa no Brasil na área de propriedade intelectual. Ele disse que 45 marcas relativas ao evento já foram registradas no Instituto Nacional da Propriedade Intelectual (INPI). Entre as marcas registradas estão termos como “Copa do Mundo”, “Copa do Mundo 2014″, “Mundial 2014″, “Brasil 2014″ e outras.
A lei 9.279/1996, da propriedade industrial, diz que reproduzir ou imitar uma marca em um produto pode resultar em multa e prisão de um a três meses. A mesma punição é dada para quem vende esses produtos.
A preocupação com irregularidades no Brasil é maior, conforme especialistas, uma vez que a “indústria da pirataria” e o consumo desses produtos no Brasil é maior do que em outros países onde as competições foram realizadas anteriormente. Em uma pesquisa da Câmara de Comércio Internacional feita em 2007, o Brasil é apontado como o quarto país com ambiente mais desfavorável à proteção da propriedade intelectual. A África do Sul, que realizou o evento neste ano, ficou em 45ª posição no ranking.
Mariana Oliveira/G1/SP
Nívea Stelmann posou para “Playboy”

Nívea Stelmann, 36 anos, posou sensual para a revista “Playboy”. A atriz reviveu uma das fotos clássicas da publicação e encarnou Debbie Shelton, playmate americana de março de 1974. Debbie estampou a capa da revista naquele ano e, no começo da década, só para implicar com o namorado ciumento, se candidatou a Miss Virginia. Levou a competição estadual e depois tornou-se Miss Estados Unidos. Em seu blog, Nívea falou sobre o ensaio: “O legal é que reproduzi uma capa do ano que nasci: 1974, trinta e seis anos atrás, direto do túnel do tempo”.

Retratos da Vida/Leo dias
Bruno: Mãe de Eliza torce para neto não ser filho do goleiro
Na noite desta sexta-feira, a mãe de Eliza Samudio, Sônia Fátima Moura, que está com a guarda do neto, disse que torce para Bruno não ser o pai da criança.
“Por mais que a minha filha fosse o que fosse, era um ser humano. Eu torço pra que ele não seja o pai. Melhor que ele não seja o pai”, disse ela.
Sônia também revelou que não irá mudar o nome do menino, que se chama Bruno. Segundo ela, foi uma escolha de Eliza, e acha que deve respeitar essa escolha. A mãe de Eliza informou ainda que não irá pedir pensão do goleiro, por ter condições de criar sozinha a criança.
Se conseguir a guarda definitiva do neto, Sônia pensa em se mudar com o restante da família do município onde mora, Anhanduí (MS). Por enquanto, a Justiça concedeu guarda provisória do bebê para Sônia. A criança estava com o pai de Eliza, Luiz Carlos Samudio, mas ele responde um processo por estupro a uma menina de dez anos.
SRDZ
Produto terá que trazer preço por kg, litro e metro
A Comissão de Defesa do Consumidor aprovou proposta que obriga supermercados, hipermercados, mercearias e outros estabelecimentos comerciais a fixar os preços correspondentes a um quilo, um litro ou um metro dos produtos, conforme a unidade de medida informada na embalagem.
O valor teria de ficar exposto nos mesmos espaços destinados à exposição dos preços à vista dos produtos. O objetivo é permitir ao consumidor a comparação de preços com base na quantidade oferecida.
Foi aprovado o substitutivo do relator, deputado Dr. Nechar (PP-SP), ao Projeto de Lei 4835/09, do deputado Valtenir Pereira (PSB-MT). O texto inclui o teor do Projeto de Lei 4991/09, do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), que garante ao consumidor a visualização, na etiqueta, do preço por unidade de medida dos produtos da cesta básica.
Dificuldade de comparação
A informação do preço por unidade de medida, segundo o relator, evita que o consumidor seja induzido ao erro. Dr. Nechar cita que muitos fornecedores usam políticas de marketing “extremamente duvidosas, nas quais o produto é lançado no mercado em uma embalagem contendo uma certa quantidade e, após a aceitação do produto e do preço pelo consumidor, a quantidade da embalagem é diminuída sem qualquer redução no preço e sem qualquer aviso ao consumidor”.
Multas
No substitutivo, o relator retirou o dispositivo que determina que os infratores sejam autuados pelo órgão de defesa do consumidor e multados de um a dez salários mínimos por dia, conforme a capacidade econômica do estabelecimento e enquanto durar a irregularidade.
Ele argumenta que o Decreto 5.903/06, que regulamenta a Lei 10.962/04, já tipifica oito condutas que configuram infrações ao direito básico do consumidor à informação adequada e clara sobre os diferentes produtos e serviços, sujeitando o infrator às penalidades previstas no Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), o que, em sua avaliação, torna o dispositivo do projeto original redundante.
O texto do relator também exclui a fixação de prazo de 120 dias após a publicação da lei para os supermercados se adaptarem à norma.
Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo de tramitação pelo qual o projeto não precisa ser votado pelo Plenário, apenas pelas comissões designadas para analisá-lo.
Ag Câmara
Google coloca novamente carros de captura de imagem
O Google vai colocar os veículos de captura de imagem Street View de volta às ruas na próxima semana.
Depois da polêmica sobre a captura não autorizada de dados sigilosos em redes Wi-Fi, o que provocou a suspensão do serviço por determinação judicial, o Google reconheceu a falha e informou nesta sexta-feira que corrigiu o problema de acordo com as exigências.
“Após falar com os devidos órgãos reguladores, nós decidimos recomeçar os trabalhos do Street View na Irlanda, Noruega, África do Sul e Suécia na próxima semana”, disse Brian McClendon, vice-presidente de Engenharia do Google, no blog oficial da empresa.
O executivo disse ainda que o Google reconhece o erro de ter capturado dados em redes Wi-Fi. “Nossos carros não coletarão mais dados via Wi-Fi, mas continuarão a coletar fotos e imagens 3D. Nós reconhecemos que cometemos sérios erros, mas trabalhamos rapidamente para consertar essas falhas”, diz.
A coleta indevida de dados foi descoberta por autoridades alemãs especializadas em proteção de dados após terem auditado as informações recolhidas pelos carros Streew View. Com isso, foram abertas investigações em diversos países onde o Street View está presente, como Canadá, França, Reino Unido e EUA.
Tatiana Schnoor/Valor
Morre a jornalista Vera Artaxo
Morreu às 6h30 deste sábado (10), em São Paulo, a jornalista Vera Artaxo, ex-companheira do dramaturgo Plínio Marcos (1935-1999). Vera estava internada no Instituto do Câncer em razão de um câncer de reto e fígado.
A jornalista trabalhou na Folha, nos canais de TV Globo, Bandeirantes e Record e atuou por 15 anos na editora Abril, em publicações como “Manequim” e “Casa e Construção”. Também trabalhou como assessora de imprensa do ex-secretário de Ciência e Tecnologia João Carlos Meirelles, do governo do Estado de São Paulo.
Vera viveu com Plínio Marcos por cerca de 20 anos, até a morte do dramaturgo.
Caso Bruno: goleiro já defendeu time de penitenciária
Ironia do destino: quando jovem, Bruno defendeu time de penitenciária.
Destaque de escolinha aos 16 anos, goleiro fez parte de equipe de funcionários do presídio José Maria Alckmin, em Ribeirão das Neves
Em 2000, quando viu o talento precoce o colocar, com apenas 16 anos, em uma equipe que em sua maioria era formada por jogadores adultos, Bruno não tinha noção da peça que estava sendo pregada pelo destino em sua vida. Revelação da Escolinha de Futebol Palmeiras, o goleiro foi convidado para defender em algumas oportunidades a Associação de Funcionários da Penitenciária José Maria Alckmin, em Ribeirão das Neves, cidade onde nasceu.
Bruno entre os funcionários da penitenciária José M. Alckmin (Foto: Cahê Mota / Rpd) Nos dez anos seguintes, Bruno cresceu, se profissionalizou e virou “o melhor goleiro do Brasil” para a torcida do Flamengo. Trocou o papel de promessa pelo de ídolo. Sonhou até mesmo com a seleção brasileira. Defendeu também Atlético-MG e Corinthians, e voltou a Minas Gerais. Voltou a vestir, nesta sexta-feira, o uniforme de uma penitenciária, a Nelson Hungria, em Nova Contagem. Só que dessa vez não como convidado, mas como acusado do desaparecimento da ex-amante, Eliza Samúdio, em um caso que envolve relatos estarrecedores e suspeita de assassinato.
Responsável pela primeira passagem de Bruno pela penitenciária, Edson Alves, o “Fera”, primeiro técnico de Bruno, lamenta a infeliz coincidência e torce para que o pupilo consiga mudar o destino.
- Nesse time tinha também fisioterapeuta, secretário de saúde, agente penitenciário, médico…. Era o time a Associação Esportiva Funcionários da Penitenciária, onde jogavam os filhos e funcionários. Além dos jovens que se destacavam na cidade. Com certeza é uma ironia do destino. Só espero que esse não seja o destino dele.
Ainda envolvido com projetos sociais e escolinhas infantis, Edson Alves se mostrou estarrecido com as notícias envolvendo Bruno.
- Torço para que ele não faça parte dessa história, para que não dê nada para ele. Vendo pela televisão até sofro. Se passar na televisão uma notícia de que o Lula foi preso, mesmo sem ter amizade, eu vou sentir o impacto. Imagine quando se trata de uma pessoa com quem convivi e sei que tem um potencial enorme. É chocante ligar a televisão e ver que o Bruno foi preso acusado de um assassinato. Ex-técnico pede que goleiro reflita sobre episódio
A surpresa é justificada quando “Fera” recorda o período em que dava aulas para Bruno. Segundo ele, tanto na infância quanto após o sucesso como atleta o goleiro não demonstrou nenhum tipo de comportamento que o fizesse levar a crer no envolvimento no desaparecimento de Eliza Samúdio.
- Enquanto conviveu comigo, nunca me deu problema. Sempre teve o maior respeito comigo, até como pai, mesmo depois do sucesso. E eu nunca fui atrás dele para cobrar nada. Pela pessoa que eu conheci até a adolescência, não esperava mesmo tudo que aconteceu.
Como bom professor, no entanto, Edson Alves torce para que Bruno tire lições de tudo que está passando. Sem abandonar o ex-aluno, “Fera” torce pela recuperação do goleiro, mesmo que seja considerado culpado.
Bruno foi aluno da escolinha de Edson Alves dos 13 aos 16 anos, quando tentou a sorte nas categorias de base do Democrata de Sete Lagoas.
Cahê Mota/Direto de Ribeirão das Neves, MG
INSS: atrasados do aumento serão pagos na folha deste mês
Diferença do reajuste de 6,14% para 7,72% dos aposentados que ganham acima do mínimo já está sendo processada pela Dataprev
POR MAX LEONE/ODIA
O pagamento dos atrasados referentes à diferença do reajuste concedido a aposentados e pensionistas do INSS que ganham acima do salário mínimo (R$ 510), que passou de 6,14% para 7,72%, sairá mesmo na folha deste mês.
O crédito dos valores será feito no começo de agosto, juntamente com os benefícios de julho. Uma fonte em Brasília confirmou a O DIA que o processamento dos retroativos a janeiro já está em andamento no sistema da Dataprev. O pagamento, inclusive, já teria sido liberado pelo INSS. Os atrasados sairão em uma única parcela e variam de R$ 48 a R$ 305.
Além da diferença dos meses de janeiro a junho, aposentados e pensionistas vão receber na folha de julho os benefícios já reajustados em 7,72%. Com esse aumento, o teto da Previdência Social passou a ser de R$ 3.467,40.
O governo condicionou o pagamento dos atrasados este mês ao fluxo de caixa e ao cumprimento de entreves burocráticos. No dia 30 de junho, o ministério publicou a Portaria 333 que estabeleceu, entre outros pontos, a nova tabela de contribuição mensal ao INSS de autônomos e trabalhadores com carteira assinada.
PRESSÃO DOS APOSENTADOS
Sob forte pressão dos aposentados e pensionistas do INSS, no dia 19 de maio, o Senado aprovou o Projeto de Lei 02/10, que mexeu no aumento dos segurado que recebem mais que o salário mínimo, passando de 6,14% para 7,72%. Os inativos lotaram as galerias da Casa para acompanhar a votação da proposta. Eles saíram de lá comemorando a vitória.
Durante um mês, os aposentados do INSS viveram o drama de ter o reajuste maior vetado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O que não faltou foi ministro da área econômica aconselhando o presidente a não dar o aumento. Mas, no dia 15 de junho, Lula acabou com a angústia dos segurados e sancionou os 7,72%. No entanto, derrubou a aprovação do fim do fator previdenciário.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário: