Nasa 50 anos
Julho 31, 2008 by NilnewsA NASA comemora o 50.º aniversário, período marcado por triunfos e tragédias, sobretudo pela perigosa conquista da Lua, em 1969, um dos grandes momentos do século XX. E há planos para novas façanhas nos próximos 20 anos
Futuro da agência espacial americana não parece fácil
A história dos últimos 50 anos não seria a mesma sem esta sigla, NASA, de National Aeronautics and Space Administration, agência espacial americana, cujo maior triunfo até agora foi a conquista da Lua, em 1969.
A NASA comemorou ontem o início do seu 50.º aniversário, que coincide com a decisão do Presidente Dwight Eisenhower de assinar a lei que a criava. Hoje, o objetivo é ir a Marte até 2037 e de regressar entretanto à Lua.
O contexto de 1958 também era de crise, pois a potência rival dos EUA, a URSS, colocara um satélite em órbita, em Outubro do ano anterior. Dividindo o esforço tecnológico por várias entidades, os americanos pareciam estar a perder a corrida.
A NASA só começou a funcionar em Outubro de 1958, com 80 funcionários, e teve o primeiro fracasso em 1961, ao não colocar um homem em órbita antes dos russos. Mas os americanos gozavam de vantagem material, pelo que o contratempo foi compensado pela conquista da Lua. O triunfo da Apollo 11, em Julho de 1969, foi um dos grandes momentos do século XX, embora ensombrado pelo primeiro acidente (Apollo 1) que custara a vida a três homens.
Os voos à Lua eram perigosos e acabaram em 1972. A tripulação da Apollo 13 quase perdeu a vida, num acidente que revelou a fragilidade do programa. Mas a exploração espacial esteve sempre ligada à política. Finda a Guerra Fria, as coisas mudaram, com maior aposta em projectos científicos, com destaque para as sondas Viking e o telescópio Hubble. Nos anos 80, a NASA criou o programa de naves reutilizáveis, muito caro e com dois catastróficos acidentes, que destruíram duas naves, Challenger e Columbia, matando 14 astronautas.
Com um orçamento de 17 mil milhões de dólares e 19 mil empregados, a agência enfrenta hoje um futuro complexo. A nova frota de naves, Orion, não estará operacional antes de 2015 e o vaivém será retirado em 2010. O futuro da dispendiosa Estação Espacial Internacional parece difícil.
NASA
Fergie interpretará prostituta em filme
Julho 31, 2008 by NilnewsFergie está entusiasmada com o papel que somará a sua carreira de atriz. A moça vai ser uma prostituta no cinema. Ela será Saraghina na versão para as telonas do musical Nine. Ela interpretará a canção “Be italian”. Ela fará a sua performance ao lado de Daniel Day Lewis, que interpretará Guido, o protagonista.
No elenco ainda, Marion Cotillard, penélope Cruz, Nicole Kidman, Judi Dench e Kate Hudson. O filme será dirigido por Rob Marshall, o mesmo diretor da versão cinematográfica do musical Chicago. As filmagens vão começar em outubro.
Fusão British-Iberia cria terceiro gigante mundial
Julho 31, 2008 by NilnewsA British Airways e a espanhola Iberia estão em negociações para criar a terceira maior companhia aérea do mundo, no que pode formar a base para uma conexão transatlântica de três companhias e desencadear uma nova onda de acordos na indústria.
A empresa britânica afirmou nesta terça-feira que ambas as companhias passarão vários meses discutindo os termos de uma fusão acionária que pode criar uma companhia aérea com valor combinado de 8,4 bilhões de dólares. A nova empresa voará para cerca de 200 destinos e que poderá expandir significativamente a presença da British Airways no crescente mercado latino-americano.
Notícias sobre as negociações fizeram as ações da Iberia disparar 21 por cento, enquanto a BA se valorizava em 6 por cento.
O grupo combinado terá receita de 16,5 bilhões de euros –sendo cerca de 60 por cento disso vindo da BA– aproximadamente 450 aeronaves e maior capacidade de competir com as rivais Air France-KLM e Lufthansa.
A BA tem sido acionista da Iberia desde sua privatização, há quase 10 anos, e detém 13,5 por cento do grupo espanhol. A Iberia possui 2,99 por cento de participação direta na BA.
A British Airways afirmou que ambas as partes estão confiantes de que haverá aprovação de um acordo por parte de autoridades de defesa da concorrência. A empresa acrescentou que a União Européia já permitiu que as duas companhias cooperem abertamente e que os órgãos reguladores espanhóis e franceses reagiram positivamente à notícia sobre uma possível fusão.
A BA e a Iberia controlarão cerca de 45 por cento dos slots de pousos e decolagens no aeroporto britânico de Heathrow, centro de vôos entre Europa e os Estados Unidos.
Copel vai gerar energia a partir de fezes de porcos
Julho 31, 2008 by NilnewsA Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) autorizou hoje a Companhia Paranaense de Energia Elétrica (Copel) a iniciar projeto piloto para produzir energia elétrica a partir do biogás gerado pelas fezes de porcos.
Segundo o diretor-geral da Aneel, Jerson Kelman, o projeto deverá ser instalado na região do lago da hidrelétrica de Itaipu e poderá gerar o equivalente a 270 quilowatts (kw). Essa energia, de acordo com cálculos de técnicos da agência, é suficiente para abastecer cerca de 50 residências.
Kelman ressaltou que o projeto é particularmente importante por conciliar geração de energia com iniciativas para reduzir a dispersão desses dejetos. “Unir a despoluição dos rios à geração de energia elétrica é marcante para a sustentabilidade ambiental”, disse.
AE
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário: