23 de jun. de 2010

Le Monde recebe ofertas de compra

O mais famoso jornal francês, anunciou esta semana ter recebido duas ofertas de compra de investidores, em meio a uma polêmica sobre a intervenção do presidente Nicolas Sarkozy no caso.

Le Monde procura um comprador que consiga recapitalizar um grupo fortemente endividado, com montantes estimados entre € 80 milhões e € 120 milhões.

A primeira oferta associa o mecenas Pierre Bergé, o banqueiro Matthieu Pigasse e o presidente do operador Free da internet, Xavier Niel.

A segunda é constituída por Claude Perdriel, presidente da revista Nouvel Observateur, do operador France Télécom e do grupo espanhol Prisa (jornal El Pais).

Na corrida pelo Le Monde, cada um dos dois concorrentes tenta denegrir a oferta do adversário.

A compra do Le Monde tomou uma dimensão política com a revelação de que o presidente francês Nicolas Sarkozy anunciou que a oferta Bergé-Pigasse-Niel não era de todo desejável.

Alguns observadores veem também a mão da presidência francesa atrás do France Télécom, do qual o Estado possui 26%.

O presidente francês mantém uma relação complexa com a mídia, onde ele dispõe, ao mesmo tempo, de uma importante rede, com alguns donos dos meios entre seus amigos, apesar de ser alvo de numerosas críticas.

Pierre Bergé, que foi um dos apoios financeiros da campanha da socialista Ségolène Royal, que enfrentou Nicolas Sarkozy durante a eleição presidencial de 2007, considerou nesta segunda-feira que um jornal não existe “para responder às ordens do presidente da República”.

A direção do Le Monde precisou também, em comunicado, ter recebido, igualmente “manifestação de interesse” por parte do Grupo Revenu Multimédia (GRM).

Le Monde deve anunciar sua decisão no próximo 28 de junho.

Video real: pescaria inacreditável

STF: Kfouri não deve indenizar Ricardo Teixeira

A 2ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou, na última terça-feira (22), que o jornalista Juca Kfouri não indenizará Ricardo Teixeira, presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que pedia a condenação do comentarista por danos morais.

Em uma reportagem, publicada pela revista Caros Amigos em 1997, Kfouri chamou Teixeira de “subchefe da máfia do futebol nacional”, segundo o site Consultor Jurídico.

Na decisão, os ministros Ellen Gracie e Gilmar Mendes seguiram voto do relator, ministro Celso de Mello,que afirmou que o jornalista usou a liberdade de expressão, assegurada aos profissionais da imprensa pela Constituição Federal.

Segundo Mello, os jornalistas têm o direito de criticar, mesmo de forma contundente, qualquer pessoa ou autoridade. “Não se pode desconhecer que a liberdade de imprensa, enquanto projeção da liberdade de manifestação de pensamento e de comunicação, reveste-se de conteúdo abrangente, por compreender, dentre outras prerrogativas relevantes que lhe são inerentes, (a) o direito de informar, (b) o direito de buscar a informação, (c) o direito de opinar e (d) o direito de criticar”.

Drica Moraes está bem após transplante de medula óssea

Drica Moraes está bem após a cirurgia de medula óssea a qual foi submetida na manhã desta quarta-feira no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Segundo o boletim médico, o procedimento ocorreu por volta das 11h30m, sem problemas. Drica Moraes continuará internada para monitoramento da reconstituição da medula. A atriz está internada desde a semana passada.

Drica Moraes foi diagnosticada com leucemia mielóide em fevereiro e vem lutando contra a doença desde então. Para encontrar um doador, foi preciso recorrer ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea.

Morre enfermeira da Segunda Guerra famosa por foto de beijo em NY

Uma enfermeira que ficou famosa por uma foto na qual aparecia beijando um marinheiro norte-americano na Times Square de Nova York em 1945, comemorando o fim da Segunda Guerra Mundial, morreu aos 91 anos, informou sua família na terça-feira.

A foto do V-J Day (Dia da Vitória sobre o Japão) de Edith Shain vestida de branco pelo fotógrafo Alfred Eisenstaedt registrou um momento épico na história dos EUA e se tornou uma imagem icônica marcando o final da guerra após ser publicada na revista Life. Foto tirada por Alfred Eisenstaedt na Times Square, em Nova York (1945)

A identidade da enfermeira na foto não ficou conhecida até o final dos anos 1970, quando Shain escreveu ao fotógrafo dizendo que ela era a mulher da foto tirada no dia 14 de agosto na época em que trabalhava em um hospital da cidade de Nova York.

A identidade do marinheiro continua controversa e desconhecida.

Desde então a foto também marcou a vida de Shain, pois a fama conquistada lhe trouxe convites para eventos ligados à guerra, como colocar grinaldas em túmulos, participar de paradas e outros eventos comemorativos.

“Minha mãe sempre estava disposta a enfrentar novos desafios, e cuidar dos veteranos da Segunda Guerra Mundial lhe dava energia para aceitar outra chance de fazer a diferença”, disse seu filho Justin Decker em comunicado.

Shain, que morreu em sua casa de Los Angeles no domingo, deixa seus três filhos, seis netos e oito bisnetos.

Traição: Ana Maria Braga desabafou ao vivo no ‘Mais Você’

Ana Maria Braga e Renato Zóia em ensaio da "Dança dos Famosos"

A apresentadora Ana Maria Braga desabafou ao vivo, no ‘Mais Vocês’, sobre a matéria publicada nesta quarta-feira na revista ‘Quem’. Ana se emocionou bastante e leu o comunicado enviado ontem à imprensa, em que ela nega qualquer envolvimento com seu professor de dança do quadro ‘Dança dos Famosos’.

A matéria afirma que a crise no casamento da apresentadora começou com uma traição de Marcelo Frisoni. Depois foi Ana Maria quem se envolveu com outra pessoa, que seria o professor de dança Renato Zóia.

Primeiro Ana Maria leu uma crônica, que fala sobre uma conversa de uma avó com uma neta. Depois, ela pediu a palavra e avisou que estava fazendo aquilo, porque acreditava dever uma satisfação para seu público. “Está saindo hoje nas bancas do país, uma revista que não merece nem que diga o nome, de tão mentirosa que ela é. Ela está dizendo coisas da minha vida particular que são mentirosas. Muitas coisas foram ditas, mas nunca vim aqui para falar dos meus problemas pessoais, a não ser pra dizer a verdade”, começou.

“Não tenho vergonha de nenhuma das minhas escolhas pessoais, sempre fiz da minha vida um livro aberto. Se me apaixono, eu me caso. O amor é meu e eu dou a quem eu acho que mereço. Neste momento estou sofrendo uma calúnia, uma difamação.”

A apresentadora informou que entrou com uma ação civil de reparação de danos morais contra a revista e uma ação criminal por difamação e injúria contra as jornalistas que assinam a matéria e seus editores responsáveis.

Leia trechos do comunicado:

“Prezo veementemente pela transparência e verdade, tanto na minha vida pessoal como na minha carreira. Respeito a imprensa e infelizmente não fui tratada de forma semelhante por esta revista”, diz a apresentadora no comunicado.

“É preciso que a imprensa repense suas publicações. Que não use essa ferramenta tão importante em prol de vendas e desrespeite de forma absoluta minha vida, meus filhos, o Marcelo, minha credibilidade, conquistada nesses anos todos de vida e de trabalho”, continua.

“Tenho como princípio de vida sempre falar a verdade, assumo todos os meus atos e ações de forma clara e explícita. Portanto, afirmo que essa matéria é mentirosa”.

…….

Depois de ler o comunicado que enviou à imprensa na na noite de terça-feira (22), Ana deixou claro que irá processar a revista, os jornalistas e seus editores. “Eles etrão que provar na justiça que isso é verdade”, disse ela, deixando claro que foi a primeira vez que toma uma medida legal contra uma publicação.

Chorando, ela disse que faz isso pelos filhos. “Eles são as únicas pessoas no mundo a quem devo explicações. A justiça vai ser feita”, completou.

Morre mãe de Chitãozinho e Xororó

Será sepultado nesta quarta-feira, 23, o corpo de dona Araci Lima, mãe da dupla sertaneja Chitãozinho e Xororó. A cerimônia fúnebre acontece em Campinas, no interior de São Paulo. Ela faleceu na noite dessa terça-feira, aos 76 anos, em um Hospital de Campinas.

Nascida em Cambará, no Paraná, Dona Araci chegou ao hospital por volta da meia noite com um enfarto em estágio já grave, o que pegou toda a família de surpresa. Ela foi submetida a um cateterisma e uma angioplastia, mas não resistiu.

Segundo a assessoria de imprensa de Sandy Leah e Júnior, filhos de Xororó, a idosa sofreu um enfarto na segunda-feira, 21, e, depois de operada, tinha quadro de saúde estável até a manhã de ontem. No final da tarde, dona Araci teve piora no estado clínico e morreu às 18h50.

O enfarto surpreendeu a família. Xororó estava nos Estados Unidos e teve de voltar ao Brasil antes do tempo programado. Agora, ele está em Campinas com a sua família. Ela deixa oito filhos, 20 netos e 1 bisneto.

Dunga e o oitavo pecado capital

Texto de Augusto Nunes na Veja

“‘A memória do ressentido é uma digestão que não termina”, constatou o filosófo alemão Friedrich Nietzsche. E o ressentimento é incurável, informam as entrevistas concedidas sempre a contragosto e com a mão no coldre pelo técnico da Seleção Brasileira. Resumidas por Nietzsche, as oito características do ressentido juramentado compõem o mais nítido retrato 3 x 4 da alma de Dunga:

1. O ressentimento nunca é difuso: dirige-se contra alguém, alguma coisa, alguma entidade.

2. Há um contencioso entre o ressentido e o objeto do ressentimento. O ressentido tem contas a ajustar.

3. Para o ressentido, o desejo de vingança é suficiente. O ressentimento é uma revolta e, simultaneamente, o triunfo dessa revolta.

4. O ressentido invariavelmente acredita que sua infelicidade resulta do erro de outra pessoa, ou de um grupo.

5. ”É tua culpa se ninguém me ama”, raciocina o ressentido. ”É tua culpa se estraguei minha vida, e também é tua culpa se estragaste a tua”.

6. O ressentido atribui todos os erros ao outro. Não consegue aguardar em silêncio o momento do acerto. Explode freqüentemente em amargas recriminações.

7. O ressentido não sabe amar e não quer amar, mas quer ser amado. Mais que amado, quer ser alimentado, acariciado, acalentado, saciado. Não amar o ressentido é prova de maldade.

8. Para poder sentir-se um homem bom, o ressentido precisa acreditar que os outros são maus.

Sobrinho da soberba, primo da ira e irmão da inveja, o ressentimento não deve ser confundido com nenhum dos sete pecados capitais. Exibe singularidades suficientes para tornar-se o oitavo da lista. O ressentido, explica a psicanalista Maria Rita Kehl, “não conseguiu responder em tempo a uma agressão, real ou imaginária, e rumina a vingança que não será perpetrada: ficará estacionada na amargura que envenena a alma”.

Isso impossibilita a felicidade real, “aquela que não está na publicidade nem na auto-ajuda, aquela que não tem receita”, observa a autora do livro Ressentimento. A expressão Era Dunga ─ reduzida, aliás injustamente, a sinônimo de futebol feio, tosco, triste desencadeou a digestão que não termina. Ele não consegue ser feliz sequer em momentos que fariam uma carmelita descalça cair no riso solto.

Capitão da Seleção vitoriosa na Copa de 1994, alternou beijos na taça com palavrões endereçados a quem fizera reparos ao time. Depois das duas vitórias do time na Copa da África, apareceu para a entrevista com o humor de quem acabou de sofrer uma goleada desmoralizante. Técnico talentoso, montou uma equipe que está pronta para materializar pela sexta vez o sonho permanente do País do Futebol. Mas não resiste à tentação da infelicidade.

Se vencer o que lhe parece uma guerra na África, o comandante da tropa triunfante será impiedoso com os derrotados, inclemente com os que discordaram. Em vez de um risonho vencedor entregue à celebração, o Brasil será confrontado com um jovem carrancudo berrando insultos aos que não conseguirão ouvi-los: estarão absorvidos pela festa.

Pior para Dunga. Ele nunca saberá o que perdeu.

Globo pode retaliar Palmeiras por negociar com a Record

Retaliação à vista. A parceria fechada entre Palmeiras e Record para o licenciamento de produtos com a marca do time está rendendo reclamações da Globo.

Dirigentes da emissora estariam pressionando o clube por conta de adiantamentos em dinheiro dados pela rede ao Palmeiras com relação à compra de direito de transmissão de campeonatos de futebol.

O presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo, assinou , semana passada, mais um contrato para aumentar as receitas do clube. A partir de agora, a Record Entretenimento está autorizada a trabalhar com produtos ligados à imagem da equipe de Palestra Itália.

Logo de cara, serão lançados vídeos com momentos históricos do Alviverde Imponente e uma série de novidades para as mulheres. A ideia da empresa ligada à TV Record é aumentar a visibilidade da marca do Verdão.

Através do marketing, o Palmeiras acredita que pode atrair recursos importantes, sobretudo pela volta de nomes fundamentais para a torcida, como o atacante Kleber e o técnico Luiz Felipe Scolari.

A intenção da diretoria, aliás, é resgatar outro ídolo dos palmeirenses. Belluzzo promete todos os esforços para contratar o chileno Valdívia.

Para a Globo, a aproximação entre Palmeiras e Record atrapalha futuras negociações pelos direitos de transmissão do Brasileirão e do Campeonato Paulista. Como resposta, o clube deve perder espaço na cobertura esportiva da Globo. Na Record, o lançamento de produtos com a marca Palmeiras segue adiante.

|

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: