Cubanos dissidentes pedem ajuda a Lula
março 9, 2010 por Nilnews
Em carta dirigida ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e entregue à imprensa, um grupo de dissidentes cubanos moderados pediu nesta terça-feira (9) ao presidente brasileiro que interceda para que Cuba libere 20 presos políticos, evitando, assim, a morte do jornalista opositor Guillermo Fariñas, em greve de fome.
“Cremos que o senhor pode interceder junto ao governo de Cuba para pôr fim a uma situação que, além disso, obscurece os esforços destinados a articular uma autêntica comunidade de Estados latino-americanos e caribenhos centrada nos direitos de seus cidadãos”, informa a carta.
“A influência regional do Brasil, sua confiança no potencial transformador da sociedade democrática e seu conceito de estratégia podem ajudar Cuba a compartilhar padrões mundiais em matéria de direitos humanos”, escreveram ainda os cubanos.
Fariñas, jornalista e psicólogo, de 48 anos, iniciou uma greve de fome em Santa Clara, 280 km a leste de Havana, no dia 24 de fevereiro passado, para exigir a libertação de 26 presos políticos com estado de saúde considerado delicado.
O protesto começou um dia depois da morte do preso Orlando Zapata, depois de uma greve semelhante de dois meses e meio, e que coincidiu com a visita de Lula a Cuba, quando “lamentou profundamente” o falecimento.
Os dissidentes, do recém-constituído Comité Pró-Liberdade dos Prisioneiros Políticos Cubanos Orlando Zapata Tamayo, disseram no texto que a reação oficial cubana “faz temer o pior cenário depois de infrutíferas tentativas de dissuasão por parte de ativistas cubanos e diplomatas da União Europeia”.
Esta é a segunda carta que os dissidentes cubanos dirigem a Lula.
No dia 26 de fevereiro, em San Salvador, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o governo cubano não podia ser julgado pela morte do preso político Orlando Zapata. Lula, na ocasião, depois de lamentar a morte de Zapata, afirmou:
- Não podemos julgar um país ou a atividade de um governante em função da atitude de um cidadão que decide fazer uma greve de fome.
O jornal oficial Granma considerou segunda-feira (8) a ação de Fariñas como “chantagem” inaceitável, e o responsabilizou, junto com seus “manipuladores”, pelas consequências da greve de fome.


Não se sabe se os itens foram herdados pela autora que escolheu as guardar no baú ou se ela manteve o valor sem saber que as joias estavam dentro dele. O neto da autora, Mathew Prichard disse que o dono do baú “teve sorte e boa sorte para eles”. Ele completou dizendo que ” se essas jóias estivessem a venda ele teria interesse em comprá-las”. Via Telegraph
Guitarrista do Radiohead faz trilha para filme
março 9, 2010 por NilnewsJonny Greenwood, guitarrista da banda Radiohead, está escrevendo a música para o filme do livro Norwegian Wood (Editora Objetiva) do japonês Haruki Murakami. A trilha será baseada no concerto que Greenwood criou para a BBC Concert Orchestra.
O músico falou sobre o processo de criação da música para o site TwentyFourBit. “Eu escrevi a trilha em hotéis e camarins enquanto estava na turnê com o Radiohead”, disse.
Murakami é considerado o melhor escritor japonês contemporâneo e um dos poucos a escrever sobre o país atual e não sobre o antigo Japão dos samurais. O livro Norwegian Wood, que foi lançado em 1987, é sobre as lembranças de Murakami dos anos 60. A obra é recheada de referências pop da época, como o seu próprio título, que é uma música dos The Beatles. O filme é dirigido por Anh Hung Tran e será lançado no Japão em dezembro desse ano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe aqui seu comentário: