4 de set. de 2009

MEC mostra má qualidade dos cursos de Pedagogia

Um em cada quatro futuros professores do País se forma em cursos de má qualidade. É o que mostra cálculo do MEC feito a partir dos resultados de avaliações feitas com formandos e calouros. São 71 mil alunos em 292 cursos de Pedagogia que receberam os mais baixos conceitos nas avaliações. Só 9 dos 763 cursos avaliados em 2008 tiveram nota máxima. A quantidade de cursos ruins de Pedagogia - terceira área com maior número de estudantes de ensino superior no Brasil - subiu desde a última avaliação, de 2005. Eram 172 com índices 1 e 2 (numa escala de 1 a 5), o que equivalia a 28,8% do total, e agora o índice está em 30,1%. Dos 7.329 cursos avaliados pelo MEC em 30 áreas de graduação, 1.566 ticaram com conceitos 1 e 2, e apenas 105 obtiveram a nota máxima. As escolas públicas, mais uma vez, tiveram o melhor desempenho. A PUC-RJ, que tem o melhor curso de Pedagogia atribui seu desempenho a um currículo voltado para o mercado de trabalho e ao pequeno número de alunos. Especialistas veem descompasso entre as escolas de Pedagogia e a prática da sala de aula.

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