29 de jul. de 2008

Eleições: novas regras restringem campanhas

As novas regras da Justiça Eleitoral. Candidatos terão mais restrições este ano em suas campanhas e investem em propostas mais convincentes para conquistar os eleitores./

Campanha eleitoral ja começou e os candidatos a vereador, prefeito e vice ainda estão se adaptando às novas regras da Justiça Eleitoral.

Este ano, há um número maior de restrições e candidatos vão ter mais oportunidade de apresentar suas propostas devem aparecer. Barulho e santinhos. Este ano, para facilitar o controle das contas dos candidatos, todo material impresso tem de informar a tiragem e o número do CPF ou do CNPJ de quem fez e de quem contratou o serviço.

Além da propaganda gratuita no rádio e na TV, são permitidos: anúncios em jornais e revistas, cartazes volantes, pintura de até quatro metros quadrados em imóveis particulares, com autorização do dono e carros de som, a mais de 200 metros de prédios públicos, hospitais e escolas. Já os outdoors estão proibidos.

Os candidatos também não podem fazer propaganda em postes, viadutos, pontos de ônibus e jardins. A pena para quem desrespeitar a lei varia de R$ 2 mil a quase R$ 16 mil.

“O objetivo maior é evitar o abuso de poder econômico e prevalecer o princípio de igualdade entre os candidatos”, afirmou o juiz Antônio Vargas. Pela primeira vez em uma eleição municipal, estão proibidos ‘showmícios’ e a participação de artistas na campanha.

Os candidatos também não podem distribuir brindes como chaveiros, camisetas e bonés. Sem esses recursos, a expectativa é que os candidatos se esforcem para conquistar o eleitor com argumentos. “Ele vai ter que falar muito sobre o dia-a-dia do eleitor e isso vai criar no eleitor necessidade de se informar e aí o candidato ganha muito”, explica o cientista político Rubens Figueiredo.

O investimento também cresce na internet, mas a propaganda tem que ficar restrita à página do candidato. Uma empresa está desenvolvendo conteúdo para cinco clientes, que gastam até R$ 15 mil cada um com a campanha virtual.

Globo

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