24 de jan. de 2009

Governo cede ilhas para pesquisas

Janeiro 23, 2009 by Nilnews
Arquipélago de Currais

Arquipélago dos Currais

A Universidade Federal do Estado do Paraná (UFPR) recebeu esta semana seis ilhas do litoral do Estado para a realização de estudos. A autorização foi assinada ontem, 21 de janeiro, pelo ministro do Planejamento, Paulo Bernardo. A UFPR vai realizar pesquisas nas áreas de ecologia marinha, de meio ambiente e de biologia de pesca. A ideia é dar continuidade e ampliar os estudos que o Centro de Estudos do Mar da universidade já realiza.

Paulo Bernardo acredita que a doação das ilhas vai aumentar o conhecimento sobre a vida marinha do Brasil. “Ter mais esse espaço para o desenvolvimento científico certamente vai contribuir com o trabalho de pesquisa e de extensão realizado nas universidades.

Esses conhecimentos poderão ser utilizados por toda a comunidade acadêmica, e não apenas na Universidade Federal do Paraná”, avalia o ministro. Ainda de acordo com Paulo Bernardo, a Universidade Federal do Paraná vai precisar de autorização do Ibama para realizar as pesquisas. A intenção é garantir que a vida marinha e o meio ambiente da região não sofram prejuízos.

As ilhas do Arquipélago dos Currais, das Ilhas Itacolomi e a Ilha da Figueira foram cedidas à UFPR por um período de dez anos.

Cinema: “Lula, o filho do Brasil”

Janeiro 22, 2009 by Nilnews

Começaram em Garanhuns, no agreste de Pernambuco, as filmagens de “Lula, o filho do Brasil”. Um filme biográfico baseado na trajetória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Dirigido por Fábio Barreto, cineasta indicado ao Oscar por O Quatrilho, o filme está previsto para estrear em salas de cinema de todo continente americano no final de 2009.

Foto: Helder Tavares/DP/D.A Press./ Ag. Globo

Atores durante as filmagens do longa-metragem ” Lula o filho do Brasil”, de Fábio Barreto. A atriz Glória Pires (à direita com uma criança no colo) faz o papel da mãe de Lula. O garoto gordinho com um chapéu de vaqueiro na cabeça deve ser o Lula.

Baseado no livro homônimo escrito pela jornalista Denise Paraná, o filme narra a história de Lula de seu nascimento até a morte de sua mãe, quando é um líder sindical de 35 anos detido pela polícia política da ditadura militar.

O roteiro foi escrito por Paraná, Fábio Barreto e Daniel Tendler, enquanto o escritor Fernando Bonassi está aperfeiçoando o texto.

O ator João Miguel foi convidado para interpretar Lula, mas teve de acabar recusando à proposta devido a problemas com sua agenda. Após a desistência por problemas de sáude de Tay Lopez que deveria engordar e perder peso rapidamente para a produção, Barreto escolheu o ator Rui Ricardo Diaz (foto) para viver Lula.

Jaelson Filho)

Rui Ricardo Dias vive o presidente Lula (foto: Jaelson Filho)

Os outros dois nomes confirmados no elenco são Cléo e Glória Pires e Juliana Baroni que devem interpretar a mãe de Lula na primeira fase, a primeira esposa de Lula, a mãe de Lula na segunda fase e Dona Marisa Letícia, respectivamente.

O filme está sendo produzido por Luiz Carlos Barreto e Paula Barreto, pai e irmã do diretor, e está previsto para ser o primeiro filme brasileiro a estrear simultaneamente em todo o continente americano.

O orçamento do filme é relativamente alto para os padrões do cinema brasileiro: serão 12 milhões de reais.

Noblat/ e Wikipédia

Moda: gaúcha é o novo rosto da Maxfactor

Janeiro 22, 2009 by Nilnews

A gaúcha Mariana Coldebella, 20 anos, é um dos rostos da nova campanha publicitária da Maxfactor. A modelo, que há um ano e meio mora fora do país, é estrela do vídeo da marca inglesa de maquiagem.

Natural de Porto Alegre, Mariana já desfilou para quase todos os estilistas do Brasil

Fórum Social Mundial: UNE espera reunir 10 mil estudantes

Janeiro 22, 2009 by Nilnews

A União Nacional dos Estudantes (UNE) espera reunir mais de 10 mil estudantes durante o Fórum Social Mundial, entre os dias 27 de janeiro e 1° de fevereiro em Belém, capital do Pará.

A entidade, que em edições anteriores do Fórum encampou protestos contra o Fundo Monetário Internacional (FMI) e a Área de Livre Comércio entre as Américas (Alca), dessa vez vai fazer barulho pela soberania da Amazônia e contra a mercantilização da educação.

Parte da caravana da UNE deve sair de Salvador (BA), onde até o dia 25 a entidade realiza uma bienal de arte e cultura. De acordo com a presidente da entidade, Lúcia Stumpf, ônibus de todo o país também levarão estudantes para Belém. O grupo vai ficar hospedado no Acampamento Mundial da Juventude, instalado no campus da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

Segundo Lúcia, a UNE deve lançar durante o evento a campanha “A Amazônia é do Brasil”, em parceria com estudantes do Projeto Rondon. “Defendemos o desenvolvimento da Amazônia sem que haja entrega aos interesses internacionais”, argumentou.

Os brasileiros serão os anfitriões do Encontro Internacional de Estudantes, que acontecerá paralelo ao Fórum, como em outras edições. A expectativa, segundo ela, é receber representantes de pelos menos 30 entidades estudantis internacionais. Nesse evento, os protestos serão contra a mercantilização da educação.

“É um manifesto contra a inclusão da educação em acordos da OMC [Organização Mundial do Comércio]. A educação não é mercadoria. Tem que ser mantida como assunto discutido no foro da Unesco [Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura], por exemplo”, defendeu.

AGB/ Luana Lourenço

Postado em America Latina, Educaçao, Fórum Social Mundial, Universidade

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: