20 de abr. de 2009

Enem exigirá capacidade de relacionar temas

Abril 20, 2009 by Nilnews

O novo Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que deverá substituir o vestibular de parte das universidades federais a partir deste ano, exigirá dos estudantes conhecimento, raciocínio e, principalmente, capacidade de relacionar temas para chegar à resposta correta.

Uma mesma pergunta poderá incluir, ao mesmo tempo, temas de história e geografia, de biologia e química ou de literatura e compreensão de linguagem.

Exemplos de questões preparadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) mostram que o novo Enem será não apenas mais longo, mas bem mais complexo. “No Enem atual, o aluno não precisa, por exemplo, saber ciências. Uma pessoa que lê bastante pode ter um bom resultado”, explica o presidente do Inep, Reynaldo Fernandes. “O novo exige mais conhecimento de conteúdo.”

O exame concentrava suas questões em interpretação de textos e linguagens e lógica, sem contar com perguntas de ciências, história e geografia. Já os vestibulares cobrem todas as áreas, mas tendem a se concentrar em perguntas com respostas muito específicas.

Um exemplo, retirado da Fuvest de 2008, é uma questão que, após um pequeno texto, pergunta a qual movimento ele se referia: liberalismo, feudalismo, mercantilismo, escravismo ou corporativismo. “Esse tipo de questão não cairá no novo Enem. Serão todas de contextualização e situações-problema”, diz Reynaldo.

O Estado de S. Paulo.

Fisico Stephen Hawking foi hospitalizado

Abril 20, 2009 by Nilnews

Stephen Hawking, um dos mais conhecidos físicos da atualidade está muito doente e teria sido levado de maneira urgente para o Hospital de Addenbrooke, de acordo com nota divulgada nesta segunda-feira pela Universidade de Cambridge, onde ele é o titular da cadeira de matemática aplicada, que já foi ocupada, entre outros, por Sir Isaac Newton.

Hawking, de 67 anos, sofre com uma doença degenerativa congênita, a esclerose lateral amiotrófica, que o mantém preso, há décadas, a uma cadeira de rodas e faz com que ele apenas se comunique com o mundo exterior através de um computador. No comunicado, a universidade não revela o estado de saúde do físico, confirmando apenas que “o professor Hawking está muito mal é foi levado de ambulância para o Hospital de Addenbrooke”.

Ator do “Harry Potter” está no Rio de Janeiro

Abril 20, 2009 by Nilnews

O ator britânico Alfred Enoch, de 20 anos, está no Rio como quem está em casa. Ninguém imagina que ele faz parte do elenco fixo de uma das maiores franquias de Hollywood: “Harry Potter”. ”Tenho muita sorte”, diz o ator em português fluente, aprendido com sua mãe, que é brasileira.

Na série do bruxinho, Alfred - ou simplesmente Alfie, como prefere ser chamado - interpreta Dino Thomas, estudante da Escola Hogwarts, amigo do protagonista, conhecido por narrar os jogos de quadribol. Ele está na franquia desde o primeiro filme e também estará em “Harry Potter e o enigma do príncipe”, que estreia por aqui em 17 de julho.

Assim, desde os 11 anos, a rotina de Alfie é se dividir entre as filmagens de “Harry Potter” e os estudos, ao lado de seus companheiros de elenco Daniel Radcliffe, Emma Watson, Rupert Grint e outros. “Crescemos juntos, e a amizade fica cada vez mais forte; isso ajuda muito a fazer os personagens, que também são muito amigos”, afirma o ator, sempre com um sorriso no rosto.

Alfred (esq.) em cena de Harry Potter e o cálice de fogo (Foto: Divulgação)

Alfred (esq.) em cena de 'Harry Potter e o cálice de fogo' (Foto: Divulgação)

“Estar no set é sempre muito divertido. As filmagens nunca me atrapalharam, o problema era que eu tinha de estudar mais para compensar as aulas que perdia na escola”, conta Enoch, que hoje frequenta a Universidade de Oxford, onde cursa Letras com habilitação em português e espanhol.

Filho do ator veterano William Russell, com uma extensa carreira na TV e no teatro britânicos, Alfie chegou à franquia por meio de um teste, mas também contou com um “empurrãozinho” paterno. “Sempre quis ser ator, imitar meu pai, mas nunca pensei que conseguiria. Quando tinha dez anos, ele me levou para fazer um teste para uma peça de teatro de Londres, e eu consegui o papel. Um tempo depois, recebi um telefonema da produção do ‘Harry Potter’: eles tinha me visto no teatro e queriam que eu fizesse um teste para ser Dino Thomas.”

Na época, Alfie já era fã dos livros de J.K. Rowling e sabia que a adaptação para o cinema tinha um grande potencial de sucesso. Ele conta que no início achou que não passaria no teste, devido à sua cor de pele. “Nos livros não está escrito que o Dino é negro, por isso pensei que não seria aprovado”, diz. Mas logo o ator recebeu uma resposta positiva. “Fiquei muito feliz; era uma oportunidade incrível.”

G1

Aids: crise financeira mundial ameaça programas

Abril 20, 2009 by Nilnews

A crise financeira mundial poderá destruir anos de progressos na luta contra a propagação da Aids e o tratamento dos doentes, advertiu nesta segunda-feira Michel Kazachkin, diretor executivo do Fundo Monetário de Luta contra Aids, Tuberculose e Malária.

“É evidente que a crise financeira está afetando os países ricos, e eu estou muito preocupado a respeito de sua capacidade para cumprir com os compromissos em termos de ajuda ao desenvolvimento”, afirmou Kazachkin em entrevista à AFP à margem de uma conferência em Bangcoc.

“Se não houver apoio aos esforços, perderemos muitos dos êxitos obtidos durante os últimos seis a oito anos”, advertiu.

Esta advertência acontece pouco depois de um apelo do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon para que os doadores mantenham suas contribuições ao Fundo Mundial, apesar das dificuldades econômicas deste ano.

Este Fundo poderá registrar um déficit orçamentário de quatro bilhões de dólares para o período 2008-2010.

AFP

Celso Pitta ganha prisão domiciliar

Abril 20, 2009 by Nilnews

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu conceder prisão domiciliar ao ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta, condenado no início deste mês pela Justiça paulista por não pagar pensão alimentícia à ex-mulher Nilcéa Pitta.

O argumento da defesa é o de que Pitta “é portador de adenocarcinoma metastásico de cólon para fígado’, sendo que necessita de tratamento quimioterápico”. E afirma ainda que ele também é portador de diabetes tipo 2 e faz uso de medicamentos”.

O ministro Vasco Della Giustina, desembargador convocado do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), concedeu o habeas corpus “para possibilitar ao paciente o cumprimento do decreto prisional em regime domiciliar, até ulterior deliberação desta relatoria”.

No ano passado, Celso Pitta foi preso durante a Operação Satiagraha da Polícia Federal, por suposto envolvimento em crimes contra o sistema financeiro.

A investigação também resultou nas prisões do banqueiro Daniel Dantas e do investidor Naji Nahas. Todos obtiveram à época habeas corpus no Supremo Tribunal Federal (STF) e foram recolocados em liberdade.

Collor: reitegrados 113 anistiados dos Correios

Abril 20, 2009 by Nilnews

113 empregados públicos demitidos da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) durante o governo Collor e anistiados pela lei nº 8.878/94 foram autorizados a retornar ao serviço público pela portaria nº 81 do Ministério do Planejamento, publicada sexta-feira no Diário Oficial da União.

A portaria determina também que as pessoas reintegradas não poderão receber as remunerações referentes ao período em que estiveram afastadas do órgão.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) tem 30 dias para notificar os empregados, concedendo a estes mais 30 dias, contados a partir do recebimento, para retornar ao trabalho. Caso o servidor não retorne dentro do prazo ele perde o direito de voltar ao órgão de origem.

O anistiado reintegrado deverá ocupar o mesmo cargo que ocupava na época de sua demissão, e o mesmo regime jurídico em que estava submetido deverá ser mantido.

Tags: , , , , Postado em Governo, Previdencia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário: